(21) 2220-3300
New here? Register. ×

V Encontro Brasileiro de Educomunicação

seja o primeiro a comentar
  • topo2 (2) (1)
04set

O V Encontro Brasileiro de Educomunicação, que será realizado, em São Paulo, entre 19 e 21 de setembro, contará com 34 atividades acadêmicas, desenvolvidas por 137 especialistas, analisando o tema Educação midiática e políticas públicas. O evento é uma iniciativa do Núcleo de Comunicação e Educação da ECA/USP, ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação e da Licenciatura em Educomunicação da ECA/USP.

Saiba como fazer sua inscrição

As bases para os debates serão lançadas na primeira mesa redonda, na manhã do dia 20, quando serão apresentadas as palestras: Os impasses na construção da política pública de produção audiovisual para crianças, no Brasil, por Marcus Tavares; Mídia, Educomunicação e Políticas Públicas de Educação: a experiência do Canal Futura, por Lucia Araújo e As Tecnologias da Informação e Comunicação e as Práticas de Educomunicação no Programa Mais Educação, com Cíntia Ines Boll, da Secretaria de Educação Basica-MEC.

Ao logo do evento, será discutida a contribuição da universidade, da sociedade civil e da própria juventude para os debates em torno da educação midiática. Serão apresentados o projeto da PUC/RJ para a formação do bacharelado em mídia e educação, com Rosália Duarte; o projeto da ECA/USP para a formação do licenciado em educomunicação, por Ismar de Oliveira Soares; os organismos da sociedade civil e a implementação da midiaeducação, no Brasil com Silvana Gontijo, presidente doplanetapontocom; e a contribuição da juventude para a consolidação da prática educomunicativa, no Brasil, com Vania Correia, que tomará como base a produção da Revista Viação e o trabalho da Rede Nacional de Jovens Comunicadores – RENAJOC.

Atividades

As atividades do V Encontro Brasileiro de Educomunicação serão compostas de 4 mesas redondas, 20 painéis, 7 grupos de relatos de experiências e 4 sessões diferentes de oficinas:

- mesas redondas, com 12 palestrantes, entre os quais Eduardo Castro, Diretor Geral da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação; Adauto Cândido Soares – UNESCO, Brasília e Fernando José Almeida – Diretor da DOT, SME da Prefeitura de São Paulo.

- painéis, com 88 palestrantes/autores de papers, entre os quais: Renata Mielli, da coordenação executiva do FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Sergio Gomes – OBORE. Veridiana Alimonti – Intervozes e João Brant, assessor da SMC/SP.

- grupos de relatos de experiências, com 28 relatos, entre os quais – Produção de curtas metragens por crianças de 5 e 6 anos, com Graziella Matarazzo e Web Rádio Água: a educomunicação como ferramenta para a mudança de comportamento nas questões socioambientais, com Willbur Rogers de Souza,reltando experiência da Fundação Binacional Itaipu.

- oficinas, oferecidos por 9 especialistas, com os temas: “Cinemação, com celular”, com Marcílio Rocha Ramos, UFBA;  “Animação educomunicadora”, com Marta Russo e “Leitura crítica educomunicativa da mídia”, com alunos da Licenciatura em Educomunicação, sob a coordenação da Roseli Fígaro.

Todas as atividades serão realizadas na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação  – Fapcom, localizada na Rua Major Maragliano, 191, São Paulo/ SP.

ABPEducom, revista e cobertura educomunicativa

Durante o V Encontro, será realizada a Assembleia Geral da ABPEducom – Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, um espaço criado justamente para abrigar os especialistas no campo e os que se preparam para trabalhar como educomunicadores. Na abertura do V Encontro, os professores Roseli Fígaro e Adilson Citelli, editores da Revista Comunicação & Educação, farão o lançamento do concurso para o selo comemorativo dos 20 anos da publicação. Trata-se da revista científica com maior acesso de pesquisadores da comunicação, mantendo-se entre as três primeiras – das 20 existentes – ao longo dos últimos oito anos. Será também apresentada a última edição da revista, produzida sob a responsabilidade das Paulinas.

Durante o evento, grupos de adolescentes e de jovens estarão realizando as “coberturas educomunicativas”. A iniciativa estará sob a coordenação da Agência Jovem de Notícias e Viração; do Programa Nas Ondas do Rádio e Imprensa Jovem da Prefeitura de São Paulo, assim como dos jovens educomunicadores da FUNDHAS – Fundação Hélio Augusto de Sousa, da Prefeitura de São José dos Campos, SP.

Mais informações sobre a programação, acesse aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Fala Jovem

Ver outras

Fala Jovem

Fala Jovem

Fale Conosco

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem