(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Projeto que limita número de alunos em sala de aula segue para o Senado

54 comentários
Escrito por Marcus Tadeu | Publicado em Matérias
  • sala-de-aula
13jan

sala-de-aula

Depois de três anos de tramitação, a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 597/2007 que limita o número de alunos por professor na Educação Básica. Pela proposta, que agora segue para o Senado, as turmas do Ensino Médio e as dos quatro anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) terão, no máximo, 35 alunos. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) que não estabelece limite de estudantes por sala de aula.

Se for aprovado no Senado, os sistemas de ensino terão o prazo de três anos, a partir da publicação da lei, para se adequarem. Para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a limitação de alunos por professor acabaria com a superlotação e garantiria mais qualidade de ensino.

“Se você tiver uma sala de aula lotada com 40, 50 alunos, numa aula de 45 minutos, onde o professor tem que passar o conteúdo da sua matéria, tirar as dúvidas e conferir lições de casa ou qualquer tarefa, certamente uma boa parte dos alunos não vai contar com a atenção do professor”, destaca o deputado Jorginho Maluly, autor da proposta.

Veja como seria o limite de alunos por sala/série:

- Crianças até um ano de idade: máximo de cinco alunos por professor
- Crianças de um a dois anos: máximo de oito alunos por professor
- Crianças de dois a três anos: máximo de treze alunos por professor
- Crianças de três a quatro anos: máximo de quinze alunos por professor
- Crianças de quatro a cinco anos: máximo de vinte alunos por professor
- Nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental: máximo de 25 alunos por professor
- Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio: máximo de 35 alunos por professor

Leia o projeto na íntegra

54 thoughts on “Projeto que limita número de alunos em sala de aula segue para o Senado

  1. Essa lei tem q ter aprovação imediata. Estou numa sala de 4º ano com 45 alunos, onde os mesmos não possuem aulas extras ( diversificadas) ,nem horário de recreio! Os mesmos passam 4 horas dentro da sala de aula!!!!!!! Um absurdo!!!! Totalmente surreal !!!

  2. Crianças de 4 e 5 anos, 20 alunos por professor, isso é um absurdo!!!!!!!!!!!!!!! Com certeza não foi um professor que inventou essa ideia idiota!!!!!! Alunos da pré-escola deveria ser 1 professor a cada 8 alunos. Tomem vergonha na cara seus incompetentes!!! É por isso que a nossa educação não tem a mínima qualidade!!! Bando de imbecis!!!!

  3. Concordo plenamente com a ideia de diminuir a quantidade de alunos nas salas de aula, com podemos ensinar , ouvir questionamentos , orientar alunos em grande numero?

  4. Parabéns pela iniciativa. Número de alunos por sala e metro quadrado por aluno sem esquecer que professor deve caber lá dentro também. É que eu fico numa sala com 35, mas praticamente não posso me mexer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Fala Jovem

Ver outras

Fala Jovem

Fala Jovem

Fale Conosco

O seu nome (obrigatório)

O seu e-mail (obrigatório)

Assunto

A sua mensagem