Há um ano, a revistapontocom divulgou aqui que a Câmara dos Deputados estava analisando o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece sanções para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino. As sanções envolvem suspensão e encaminhamento aos órgãos judiciários competentes, em caso de reincidência. Pois bem, depois de um ano, o texto foi aprovado por unanimidade, no último dia 28, pela Comissão de Seguridade Social e Família.
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, agora segue para as comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, será encaminhado para o Senado.
“Infelizmente, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras, e o número de casos de violência contra professores por parte de alunos aumenta assustadoramente. Trata-se de comportamento decrépito, inaceitável e insustentável, que deve ser prontamente erradicado da vida escolar com a adoção de medidas próprias”, destaca a deputada.
De acordo com o projeto, o estudante infrator pode ser suspenso e, caso repita o ato, encaminhando para a Justiça. A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), uma vez que estabelece o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante.
“O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece inúmeros direitos e garantias para a criança e o adolescente e as respectivas obrigações a serem cumpridas pelo Estado e pela sociedade. Todavia, inexistem dispositivos a disciplinar as obrigações que essas pessoas, na condição de estudantes, devem ter perante seus mestres”, afirma a parlamentar.
Acompanhe a tramitação do projeto de lei






26/01/2013 at 14:53
Espero que esta Lei seja aprovada e MUITO BEM ELABORADA. Mas, será que um, dois, três dias de suspensão irão resolver os problemas? Essas aulas deverão ser recuperadas???? Mais trabalho para o professor??? Ou será prêmio para o aluno “folgar” um dia durante a semana?
Estou muito desiludida com tudo isso. Na verdade, não acredito que esta Lei vá melhorar a situação que vivemos na escola. Sabemos que os alunos indisciplinados não respeitam os pais. Muitos desses pais defendem seus filhos dando-lhes a razão, reclamam dos professores e da escola.
A Escola trabalha sozinha. Não há apoio da sociedade. Muitas empresas não liberam funcionários para reuniões na escola. Ah, a escola deve oportunizar reuniões em outros turnos: os professores trabalham em duas, três, quatro escolas, manhã, tarde, noite, sábados…. E os pais que comparecem (poucos), são os responsáveis pelos bons alunos, educados, dedicados, comprometidos. Os rendimentos escolares deveriam fazer parte de concursos, vestibulares, testes para vaga de emprego…..
Quais as punições legais que existem para os alunos mal educados, indisciplinados, que atrapalham a aprendizagem dos colegas, que agridem fisicamente e psicologicamente professores e colegas?????
Qual Univertsidade que prepara o professor para lidar com isso tudo??????
Qual profissional que trabalha por amor à profissão????
Professor não é trabalho voluntário!!!!!! Professor é gente! Profissional que investiu numa carreira!!!! Vamos criar o EPE (Estatudo dos Profissionais da Educação)!!!!!!
Desculpem-me pelo desabafo. Estava precisando.
23/01/2013 at 19:11
Bem, pelo que vejo acima, alguns professores ainda acreditam em papai Noel, e que vão conseguir mudar o mundo. Bem, A GENTE SÓ CONSEGUE MUDAR NOSSO PRÓPRIO INTERIOR, e quando queremos. O caso é que muitos alunos estão na escola OBRIGADOS pelos pais, e não se enganem: muitos pais obrigam estes alunos a irem para a escola por causa do belo BOLSA FAMÍLIA. Concordo e anseio por esta lei, e que seja SIM aprovada. Se não fosse preciso LEI para proteger o cidadão, não seria nem preciso o famoso ECA: PARA QUEM NÃO SABE: LEIS EXISTEM PORQUE SERES HUMANOS SÃO DIFÍCEIS DE LIDAR! Se a LEI vai resolver o problema é outra questão. Afinal, o ECA não resolveu muita coisa, não é mesmo?! Estamos caminhando para o caos na educação. Daqui a pouco, ninguém vai mais querer ser professor…para quê? Para ganhar pouco e ainda ser mal-tratado por quem devia lhe agradecer? Professor não é NEM DEVE SER jesuíta!
20/11/2012 at 10:41
aluno que não se presta que não faz nada na escola que agride e ofende os professores deveria ser expulso !!!!!!
02/11/2012 at 06:47
Infelizmente, nós professores, estamos como medo dos alunos. Eu por exemplo, já fui humilhado por uma aluna na frente do diretor e do coordenador, nada fizeram, ficaram somente olhando e escutando as palavras deploradoras sobre a minha imagem, puxa vida!!. Sou um professor muito exemplar, respeito o próximo, sou de dar bom dia as pessoas, mas, é castatrófica a idéia de hierarquia de que o professor é uma autoridade máxima. Já era, a hora paresse-me que é desreipeitar, humilhar e denegrir a imagem do professor-herói( todos são), pois, o trabalho não acaba na escola levamos pilhas e mais pilhas de livros, trabalhos, etc. para podermos concluir o trabalho ainda em nossa casa. Francamente é sofrimento, só fica como professor, quem realmente gosta, porque, eu não sei como irá ser mais adiante!!!!!!!!!!??????
31/07/2012 at 09:17
Ótimo projeto. Espero que seja aprovado. Atualmente os casais querem fazer filhos mas não quererm educá-los. A falta de educação destas crianças que estão atualmente nas escolas é asustadora, e pior, quandos os pais chegam as escolas para falar com os pedagógos, também faltam com respeito a estas profissionais, pois sempre os seus filhos estão certos. O povo braseileiro esta se esquecendo dos costumes básicos de educação como bom dia, por favor, etc.
Os direito humanos vieram para contribuir muito. Entretando, em alguns pontos, foi dado direito a fazer o que quizerem.
Um professor ser tratato do modo que esta sendo é um absurdo.
16/07/2012 at 16:43
Convenhamos, alguém acredita que com mais essa lei alguma coisa vai mudar na sala de aula? Precisamos prestar atenção ao que se configura como mais uma armadilha. Os alunos precisam se proteger dos professores, os professores precisam se proteger dos alunos, as escolas precisam se proteger de alunos e professores, e assim construimos, com as nossas boas intenções, uma realidade insuportável.
O respeito ao professor, algo antes imposto pela força (se é que isso produzia respeito, e não medo) ou conquistado pela habilidade de um professor dedicado e seguro de seus compromissos e responsabilidades, sempre de maneira circunstancial, com atenção e sensibilidade voltadas para as situações concretas que se constituíam de maneira singular, aberto a negociações, aberto aos desencontros, mas garantidor do mínimo que constituía uma relação de confiança necessária entre alunos e professores, passou agora a ser uma questão de Estado, e não por um viés opressivo, que expropria os professores de seus afazeres contra sua vontade, mas por solicitação dos próprios. Impressionante essa transformação.
É claro que a realidade mudou, mas o problema talvez seja o fato de que a construção cotidiana e circunstancial do respeito dá trabalho, exige dedicação e sensibilidade. As dificuldades da realidade, em grande parte gerada por maneiras de olhar e entender as dinâmicas das relações sociais, especialmente nas escolas, também podem ser encaradas como tensões que nos convocam a estranhar esse mundo que criamos e assim, quem sabe, caminharmos de forma um pouco mais leve nesse percurso incerto que chamamos de vida.
Me parece que precisamos ter coragem e habilidade nos encaminhamentos de nossos problemas e não engrossarmos esse lamento entediante que nos enfraquece. Outra opção razoável é abandonarmos o barco, o que também requer coragem de quem só faz reivindicar mais tutela.
Por mais fortes que sejam as palavras da nossa colega Ingrid, ela tem razão.
Ah, para ter um mínimo de reconhecimento da legitimidade do que digo informo que sou professor da rede pública há 5 anos.
muito obrigado Deputada, mas nesse quesito não precisamos do seu serviço.
15/04/2012 at 03:04
Parabéns à Deputada e à revista pela matéria. Até que enfim alguém está tentando fazer algo em prol dos professores.
Sou Professora da rede pública há mais de 20 anos e, com tristeza, tenho acompanhado o problema da falta de respeito e agressividade de muitos alunos contra os professores. Esse tipo de comportamento vem afetando a saúde do educador, causando-lhe grande desgaste físico e emocional, fazendo com que perdure o sentimento de impunidade neste país e a dúvida quanto ao futuro desses alunos “rebeldes sem causa”.
Espero realmente que as autoridades tomem consciência do problema e todos aprovem a lei em questão.
Um grande abraço a todos!
04/04/2012 at 23:28
Olá a todos!
Li todos os comentários e também já havia escrito o meu comentário anteriormente. Discordo da posição da colega quando pede aos responsáveis do site para retirarem os comentários da Ingrid. Isto me preocupa! Por mais equivocado que se possa parecer o comentário da mesma. Está no direito democrático dela., OU não? Onde todos podem emitir seu pensamento! A sua opinião! Não estou aqui para julgar o pensamento da Srª Ingrid e sim absorver o que tem pertinência ao assunto! Mais uma vez me coloco preocupada com esta questão! Pois, o verdadeiro foco do problema não é a família, não é o “delinquente”! É a política que está instalada neste País que provoca tal situação. E vejo: professor x aluno e aluno x professor! E eu pergunto: Aonde está a Filosofia Educacional Estadual, Municipal e do Ensino Privado? A Estadual está preocupada com estatística, a Municipal com o coronelismo e a Particular com o dinheiro que entra em seus cofres.. Portanto, ninguém está preocupado com o significado da palavra EDUCAÇÃO. E me preocupo também com a postura do professor! Tenho uma amiga professora que defendeu e sustentou a ajuda a estes jovens ditos delinquentes e hoje , os mesmos, adultos a respeitam. Será que devemos jogar as “laranjas podres no lixo” e ficar só com as boas??? Claro, eu posso estar equivocada! Porque, não nos movimentamos para tirar as “laranjas podres ” da: Política Estadual, da secretaria de educação, da Governo Federal…..Me parece que todos estamos bem satisfeitos! Pois, não vi ninguém chamar políticos infames de delinquentes! Será que roubar na nossa cara , não é uma violência??? Big Brodher não é violência??? Deixo claro,que a disciplina , o conselho tutelar, o Juizado de menores, tudo isto já faz parte dos deveres e direitos da sociedade. Mas ,a aplicação está nas mãos da própria sociedade. Porém, devemos ter certos cuidados, pois o nosso papel é o de educar, não julgar. Podemos pedir justiça,sim, mas não temos a toga do juiz. Desejo um País melhor para todos! Sem rivalidades e ou diferenças! Professores e alunos juntos na luta para o melhor! Nem separados por questões sociais , políticas, religiosas e ou contextuais.
02/04/2012 at 18:10
Sra. Ingrid Müller Xavier,
Alguém aqui falou em palmatória!!! Em que época a Sra está!!! Do mais, sem comentários! Não vale a pena, já que deu a impressão de que não pertencemos ao mesmo mundo!!!!
02/04/2012 at 18:06
Salvaguardando as devidas investigações, antecedentes e “proteções”, eu concordo! Sou professora e lido o tempo inteiro com alunos que não trazem o mínimo de censo moral, respeito, cidadania de casa. Fazemos vários projetos, conversamos, dialogamos, confrontamos situações, etc, mas parece que nada é apreendido. A concorrência é desleal com os professores: pais ausentes e permissivos, mídia sem critérios, sociedade consumista e individualista, governos com medidas populistas… Os alunos tem que ser protegidos! Concordo! Mas nós professores estamos reféns de delinquentes!!! Algo tem que ser feito a respeito, porque do contrário a relação ficará insustentável em sala de aula! Sem uma relação de respeito, de ambas as partes, o processo ensino-aprendizagem não se desenvolve!!! Fico imaginando como estará o Brasil daqui há uns 10 anos, com a juventude que estamos formando (família-escola-sociedade). Trafego pelas ruas à noite e vejo “hordas de zumbis” (os viciados em crack), recebo notícia de aluno de 13 anos morto a pauladas, entre outras coisas.
01/12/2011 at 08:28
Estou cursando o segundo ano do ensino médio, e portanto já não aguento tanto barrulu e bagunça na sala de aula, atrapalha o desempenho e a concentração, portanto se torna quase impossíve o aprendizado . Esta lei será bem vinda.
20/05/2011 at 08:13
Há três anos, conclui minha formação para Biologia Licenciatura. Não se engane, não fiz licenciatura pelo prazer ou pelo desejo de educar… O horário me fez optar por esse módulo. Assim que formei, recebi um convite para lecionar em uma escola próximo a minha casa. Aceitei, pois precisava de um emprego. Minha idéia era ficar apenas por poucos meses. Se passaram três anos..De muita insatisfação. O fato de ter uma idade quase na mesma faixa de meus alunos, facilitou. Mas o que me impressionava era a falta de educação da maioria dos meus alunos. Os pais, cansados pela rotina de trabalho, deixam a responsabilidade de educar seus filhos, diretamente para a instituição educadora. Isso faz os alunos, nos verem como seus “alvos”. Mentem, chamam a atenção, gritam, batem e até mesmo se agridem. Nunca sofri violência física por parte dos meus alunos. Mesmo com desejo, também nunca levantei a mão em direção a eles. Educação vem de berço. Esse papel de bater, agredir fisicamente, não é meu papel na sociedade. Claro que, os responsáveis precisa chamar para si, suas próprias responsabilidades
03/05/2011 at 22:43
Olá, a todos!
Acredito que este assunto é de extrema gravidade; deveria ser discuitdo com os professores antes de virar lei. Afinal, se refere ao nosso dia a dia. Pois, mesmo que a lei venha a trazer uma suposta justiça. Não temos dados de como esta lei vai funcionar! Pode ser uma lei com tantas burocracias que na prática pode não acontecer. Pois, a violência, infelismente, acontece de todos os lados em nossa sociedade.Trabalho na coordenação e vejo que há uma falta de sintonia dos 2 lados. Professor e aluno. O aluno agride: sim, mas há colegas de trabalho que também o fazem; de uma forma velada . Em pleno 2011 há colegas que chamam alunos de “burros e retardados”.
O que esperar de um aluno, se há exemplos equivocados de determinados profissionais. NÃO ENTENDAM ,QUE NÃO SOU CONTRA A LEI, MAS É PRECISO DISCUTIR ! POIS, A CAUSA DA VIOLÊNCIA É A TOTAL DESESTRUTURA SOCIAL!
SERÁ QUE ESTA PARLAMENTAR CHAMOU OS PROFESSORES PARA DISCUTIR ESTA QUESTÃO? DESPEJAR A INTOLERÂNCIA PELOS LONGOS ANOS DE REPRESSÃO , TAMBÉM NÃO RESOLVE! ESPERO QUE ESTA LEI, TENHA ARTIGOS DE EXECUÇÃO COM BASTANTE EQUILÍBRIO E JUSTIÇA. . NÓS AINDA SOMOS EDUCADORES! CONSTRUTORES DA SOCIEDADE, GOSTANDO OU NÃO!
03/05/2011 at 22:21
Olá, a todos!
02/05/2011 at 14:39
Muito boa a matéria e muito boa também este conceito em defesa dos educadores. Eu, como professora, já sofri com alunos agressivos e mal educados; infelizmente, na época, a direção da escola (particular) agiu em comum com o(s) aluno(s) dispensando o meu trabalho para não perder a mensalidade paga. “Pago você pra isso” foi o que ouvi quando me defendi.
Nós, educadores/professores, estudamos dia após dia e trabalhamos doando o que há de melhor em nós para vivermos em uma sociedade melhor, justa e consciente.
28/04/2011 at 15:50
Sra. Ingrid Muller Xavier. penaliza muito nos depararmos com um comentário de sua parte tão fora da realidade nossa de educadores. Estudamos e nos formamos para trabalharmos com os alunos por vontade própria e tentando sermos profissionais competentes mas também respeitados em nosso trabalho diário. É claro que a palavra palmatório atualmente não é a mesma que se usava na época em que eu era criança, mas com o sentido de coibir o abuso de alunos e seus familiares que acham que tudo podem, aplicando sansões frente ao desrespeito que sofremos diariamente porque até os pais, que não educam mais porque sentem medo dos próprios filhos, sentem-se no direito de dar de dedo no rosto de nós professores. Tudo que nos cerca precisa de limites e esta lei, dará um basta a esse desrespeito que nos persegue e que nos desgasta em nosso honrado trabalho. Que venha a lei, por favor!!!
28/04/2011 at 08:39
ESCOLA É PARA TODOS, TODOS QUE QUEREM ESTUDAR!
Sou professora em escolas públicas há mais de 20 anos e sempre gostei de ir para as escolas que trabalho, porém últimamente vejo a degradação da escola pública, não pelo o professor nem pelos alunos que querem estudar, mas por aqueles que vão por uma política de escolas para todos, pois eles tem que estar na escola e vão para atrapalhar os que querem ensinar e os que querem aprender….Temos que garantir o direito de quem quer estudar!
O ambiente escolar está se tornando um lugar imsuportável e ao contrário do comentário da Ingrid Xavier, quero dizer que se não houver uma atitude firme a respeito das agressões nas escolas, esse lugar que sempre foi um lugar agradável de se ir e aprender, de formar relações sociais vai no futuro ser um espaço onde impera a baderna e a impunição…
27/04/2011 at 09:47
Nossas crianças precisam ser protegidas e ter seus diretos garantidos, sim. Contudo, para que se formem cidadãos, precisam, além de se saberem respeitadas e protegidas, aprender que também têm deveres – incluindo o respeito aos professores, aos pais, a qualquer pessoa.
26/04/2011 at 12:04
Eu acredito que a Educacão possa preparar as pessoas para saber que os seus direitos estão atrelados aos seu deveres, ou seja, é necessário que cada um entenda que os limites existem e os seus direitos não podem coibir ou prejudicar os direitos de quem quer que seja. Atualmente há uma versão equivocada que os alunos podem tudo e nós professores devem assisti-los mesmos que eles sejam rebeldes. Acredito que a punição não é a palavra certa, pois levar a uma atitude violenta, porém quando uma pessoa tem uma atitude fora dos padrões da justiça e do respeito, essa pessoa deve ser penalizada por isso, porém sem violência. Creio que uma advertência é o mínimo que se espera, e se houver reincidência, adotar uma segunda medida e quantas forem necessárias, sempre de uma forma civilizada e respeitando a integridade das pessoas. Creio que a relação professor/ aluno será melhorada se essa lei for aprovada…
26/04/2011 at 08:26
Estou 100% de acordo. Sempre digo aos meus alunos que temos direitos quando cumprimos com nossos deveres. É claro que a palmatória não cabe mais nos dias de hoje e o referido projeto não fala disso. Trabalho na rede municipal RJ e sei das mazelas sofridas pelos colegas tanto por parte de alunos como de seus respectivos responsáveis. ISSO TEM QUE ACABAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
25/04/2011 at 21:36
Educação vem de casa sim, os pais modernos acham que professores não podem chamar a atenção de seus filhos, criando assim adolescentes rebeldes , desrespeitadores e agressivos.
Culpa dessa mudança radical de comportamento vem de casa, os próprios pais que relaxaram na educação e na formação de seus filhos. A criança e o adelescente precisam e gostam de limites.
Nas salas de aula, cabe ao professor uma postura digna, mostrar para seus alunos que o repeito deve existir e se souber passar conhecimento de uma forma prazerosa, os alunos enxergarão esse ser de uma forma diferente e passararão a respeitá-lo e admirá-lo como pessoa e mestre.
25/04/2011 at 20:04
Cara Ingrid,
vc leu a matéria? Pela minha compreensão não foi dito em nenhum momento que a palmatória deveria voltar. E sim que os alunos devem ter direitos e deveres, já que os deveres estão ficando esquecidos, principalmente pelas famílias que querem transferir toda a educação que deveria vir de casa, para a escola.
“As sanções envolvem suspensão e encaminhamento aos órgãos judiciários competentes, em caso de reincidência.”
Respeito ao professor sim!!! Contem comigo!!!
25/04/2011 at 19:20
Prezados colegas e prezados editores da revista pontocom.
Boa Noite
Gostaria de demonstrar minha insatisfação quanto ao comentário da colega “Não contem comigo”.
Tal comentário além de desnecessário revelou-se totalmente ofensivo aos policiais militares. Peço a revista que retirem o comentário e orientem a colega. Acredito que o espaço é para comentar o projeto de lei (extremamente necessário) e não para ofender determinadas categorias profissionais. Obrigado
25/04/2011 at 19:15
A escola que deveria ser um local de formação e promoção de valores tornou-se um local de opressão e violência. Nós professores somos vítimas de violência física e verbal. Apoio qualquer iniciativa que nos defenda.
25/04/2011 at 00:16
NÃO CONTEM COMIGO!
Colegas, estou perplexa … não com a proposta de lei, pois pouco espero dos políticos profissionais, mas com vcs @s professor@s… e passo a crer que somos nós quem merecemos palmatória.
É lamentável, deploravel e desanimador ler que pessoas que se dizem educadoras acreditem que palmatória é uma proposta sequer digna de consideraçao… que palmatória educa e pensem que atitudes violentas sejam capazes de debelar a violência. Vocês transformarão a escola num espaço irrespirável! um espaço de terror explicito!
Tal atitude de anuência à palmatória é atravesada pelo ressentimento e o espírito de revanchismo, e é melancólico constatá-lo tão vivo entre ditos” eduadores”, o que mais uma vez corrobora a hipótese de que o grande problema da educaçao são os professores: mal formados, incompetentes, e o pior, pouco equilibrados emocionalmente, pois só pouco equilibrados podem de fato desconhecer que quem semeia vento colhe sempre tempestade
Dá a impressão que foram forçados a trabalhar em educaçao. Por que não exploram outras possibilidades profissionais mais afeitas ao vosso perfil, já que a opção de vcs para resolver problemas passa pelo castigo físico? quem sabe um concurso pra policial militar? leão de chácara? façam um favor aos jovens desse país: desistam da educação
Meus pêsames colegas, pela vossa inconsequência… Talvez quando começarem a apanhar de seus alun@s , provavelmente encapuzados e em bando à espera de vcs na esquina de vossas casas, vcs reconsiderem o absurdo desta posição truculenta que estão apoiando. Decididamente, dá vergonha pertencer a essa categoria…a educação brasileira estaria muito melhor sem vossa desastrosa contribuiçao que busca combater o que está mal com algo ainda pior, o direito à vingança, à punição. Quando ficar evidente que palmatória não educa, o que vcs v reivindicarão para se “protegerem”dos alunos? policiais nas vossas salas de aula ou linchamento de alunos rebeldes?
24/04/2011 at 22:27
O que estamos vendo acontecer é o reflexo de nossa sociedade,onde a corrupção e a violência em nosso país chegou no auge.É um desrespeito exacerbado por parte de nossos alunos,com toda a comunidade escolar.
Concordo plenamente ,que se faz necessário por um basta na situação.É necessária a criação de um mecanismo mais eficaz para coibir ou até mesmo um poder coercitivo ,para acabar com tanta libertinagem!
Sou de uma época em que os valores morais e éticos eram muito valorizados.Formação moral,ética,virtude,respeito a si próprio e ao outro eram questóes muito valorizadas na disciplina de Moral e Cívica.Cantar o Hino Nacional Brasileiro era muito amor e civismo.E agora?
Poucas escolas trabalham a questão da ética e do civismo.
É uma pena,porque hoje os valores estão invertidos.
Professora Maria Tereza Pacheco de Mendonça ( Rede Estadual)
24/04/2011 at 21:55
Espero, sinceramente, que esse Projeto de Lei seja aprovado o mais rápido possível. Já passou da hora de se restabelecer o respeito mútuo entre professores e alunos. A partir da elaboração da Estatuto da Criança e do Adolescente desenvolveu-se em nosso país a idéia de que crianças e adolescentes têm somente direitos e eles sabem cobrá-los de forma magistral!
Mas onde há direitos deve haver, em contrapartida, deveres; para tanto, eu estenderia o alcance dessa Lei além dos muros das escolas.
24/04/2011 at 21:47
ASSIM É QUE ACONTECE
24/04/2011 at 21:29
Sou professora, e digo:a relação aluno /professor está muito difícil,o professor está literalmente, refém dos alunos.Claro que a situação não se aplica a todos os alunos, felizmente ainda temos alunos cujo comportamento é bom.Só que há algum tempo, nem tanto tempo assim, tínhamos numa sala , 10% de alunos bagunceiros e deste percentual alguns atrevidos ou ameaçadores.Hoje , a situação está invertida, temos uma quantidade muito maior de alunos ameaçadores,eles literalmente ameaçam, ou o fazem veladamente.Não temos acesso a todas as informações sobre eles, pois é até certo ponto comum darem telefone e endereço errados.Pedimos xerox de documentos ,aceitamos como sendo verdadeiros, mas muitas vezes são o são.Isso acontece, porque a escola não pode ao menos duvidar de que o documento apresentado não é do aluno, e questionar isso, pode se converter até em processo.E caso a escola queira ter um cuidado maior com a documentação não pode porque a prioridade é ter o aluno na escola.É comum o aluno se matricular na escola, se mudar e não dar esse informação na secretaria da escola,assim a escola tenta falar com o responsável e não consegue.Algumas vezes a escola tenta falar com o responsável e a desculpa é sempre que o mesmo precisa trabalhar e não pode comparecer às reuniões.Daí ,ficamos num impasse, o responsável não consegue ser contactado, quando se consegue falar ele não pode comparecer e as nossas crianças vão ficando cada vez mais desprotegida ,e o mais doloroso, é perceber-se que esta desproteção está acontecendo com a conivência do estado quando exige o cumprimento de leis que não estão ajudando,mas atrapalhando a formação das nossas crianças.Por outro lado,faz-se necessário cobrar dos pais maior participação naformação dos seus filhos, trabalhar não deveria ser desculpapara não participar das reuniões escolares.Normalmente,os responsáveis que nunca faltam às reuniões, são das melhores crianças, aquelas cujos pais nem precisariam comparecer, crianças com comportamento correto.Outro ponto que acho deve ser visto.Seria necessário, atrelar o recebimento do valor do BOLSA FAMÍLIA,ao comparecimento dos responsáveis às reuniões escolares.Por exemplo, as reuniões acontecem todos os bimestres,o aluno que não tiver o responsável que assinou a matrícula presente na reunião, é suspenso o pagamento do BOLSA FAMÍLIA daquele bimestre.
Bem,finalmente, se alguém tem que ser submentido à palmatória, creio que não é aluno ,mas o responsável que não está dando ao aluno a atenção necessária,sabemos que é assim, porque quando conseguimos falar com um responsável,percebemos que o aluno é reflexo do responsável.
Aliás,creio que estamos com a clientela errada dentro das nossas salas.Teríamos que estar com os pais dessas crianças para ensiná-las planejamento familiar, ética, valores e responsabilidade entre outros tipos de ensinamento.
24/04/2011 at 21:11
Muito boa esta matéria e principalmente Parabéns para a deputada Cida Borghetti, pois já estava na hora de alguém pensar no professor e em seu trabalho que é muito importante, e que muitas vezes não é levado a sério pelos alunos e suas familias.
24/04/2011 at 19:54
Olá!!!
Sou pedagogo na Rede FAETEC e na Rede Municipal de Ensino, e estou de acordo na cração de uma lei que realmente possa coibir as situações de agressões que os nossos alunos vem apresentando no nosso cenário eucacional. Contem comigo, pois precisaos mudar tal situação!