(21) 2220-3300
New here? Register. ×

Operação Cosmos: melhor game educativo do NAVE

2 comentários
Escrito por Marcus Tadeu | Publicado em Matérias
15out

Por Marcus Tavares

Uma aventura interplanetária, centrada na exploração do espaço, no ano de 2250, e voltada para estudantes do Ensino Fundamental, dos 10 aos 14 anos. Este é o cenário e a proposta do game Operação Cosmos: a ameaça da gigante vermelha, vencedor do Prêmio Nave de melhor jogo eletrônico na categoria Educação, instituído pelo OI Futuro. A premiação aconteceu no dia 9 de outubro, durante a realização da edição do SBGames, no Rio de Janeiro. Baseado em uma das obras do físico Marcelo Gleiser, consultor científico do projeto, o game tem o objetivo de promover e facilitar o aprendizado dos alunos nas áreas de Geografia, Ciências, Astronomia, Física e Matemática.

Mas será que o jogo eletrônico que reúne entretenimento e educação consegue despertar a curiosidade dos jovens? O físico Marcelo Gleiser garante que sim. Segundo ele, o jogo mistura os dois elementos na dose exata. “Um game que mistura tecnologias avançadas e ciência de ponta, capazes de manter o interesse de qualquer estudante do planeta. Um game que usa gráficos modernos e técnicas de mensuração de resultados para introduzir os conteúdos de Física e Astronomia do sistema solar e muito mais”, destaca Gleiser.

Em Operação Cosmos, produzido pela empresa Redalgo, o estudante controla o protagonista de uma aventura ambientada em planetas e luas do sistema solar. Para avançar na história, o jogador enfrenta problemas de estratégia e de cálculo, fazendo links com vários conteúdos ligados à Matemática, Física, Astronomia e Ciências. A interface desses desafios se assemelha a um laboratório virtual. Caso o aluno não consiga resolver os problemas, ele terá que se esforçar para buscar o conhecimento por motivação própria.

Tiros e estímulos à violência são substituídos por disparos de conhecimento. Para evoluir nas fases do jogo, o usuário enfrenta uma série de eduk moments, desafios educativos incorporados à história. Em Operação Cosmos, aprender a decolar uma nave, calcular a velocidade correta para conseguir uma janela orbital e alinhar corretamente os planetas do sistema solar são exercícios que o jogador tem de resolver para avançar no jogo.

O jogo já foi testado na Escola Estadual Emygidio de Barros, no bairro do Butantã, em São Paulo, com enorme sucesso. Para avaliar o desempenho dos alunos, o sistema conta com um aplicativo capaz de mensurar o desempenho dos jogadores e os conhecimentos efetivamente adquiridos. A ferramenta de mensuração permite que uma Secretaria de Educação compare o desempenho dos alunos entre salas de aula, escolas e regiões do país. Com os resultados, a coordenação pedagógica pode redefinir estratégias de ensino e solidificá-las onde houver deficiência.

Confira o jogo em http://www.operacaocosmos.com.br/

2 thoughts on “Operação Cosmos: melhor game educativo do NAVE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>