A revista da midiaeducação

Estudante é premiado por texto sobre racismo

Escrito em 13 janeiro, 2010 - 32 comentários

Felipe Cândido Silva, aluno do Ensino Médio da Escola Professor Souza da Silveira, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi premiado no Concurso de Redação Folha Dirigida 2009. Felipe escreveu sobre o racismo no Brasil.

Confira:

Programa de reflexões e debates para a Consciência Negra
Por Felipe Cândido da Silva

Todos sabemos que no mundo há grandes diferenças entre  pessoas e que, por estupidez e ignorância, cria-se o preconceito, que gera muitos conflitos e desentendimentos, afetando muita gente. Porém, onde estão os Direitos Humanos que dizem que todos são iguais, se há tanta desigualdade no mundo?

Manchetes de jornais relatam: “Homem negro sofre racismo em loja”; “Mulheres recebem salários mais baixos que os homens”; “Rapaz homossexual é espancando na rua”; “Jovens de classe alta colocam fogo em mendigo”; “Hospitais públicos em condições precárias não conseguem atender pacientes”; “Ônibus não param para idosos”. “Escola em mau estado é interditada e alunos ficam sem aula”; e muitas outras barbaridades. Isso mostra que os governantes não estão fazendo a sua parte.

Mas pequenos gestos do dia a dia – como preferir descer do ônibus quando um negro entra nele; sentar no lugar de idosos, gestantes e deficientes físicos, humilhar uma pessoa por sua religião, opção sexual ou por terem profissões mais humildes – mostram que também precisamos mudar.

A questão da etnia vem sendo discutida no mundo todo, inclusive no Brasil, que é um país mestiço, onde ocorre a mistura, principalmente, de negros, brancos e índios. Por mais que se diga que todas as pessoas são iguais, independente da cor de sua pele, o racismo continua existindo. Músicas, brincadeiras, piadas e outras formas são usadas para discriminar os negros. Até mesmo a violência se faz presente, sem nenhum motivo lógico.

As escolas fazem sua parte criando disciplinas que mostram a importância que cada cultura tem para a cultura geral do  país. E educando as crianças para que não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois preconceito se aprende, ninguém nasce com ele.

Enfim, cada pessoa pode fazer a sua parte, acabando com qualquer tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente, percebendo que todos nós somos iguais, independente de raça, credo, idade, condição social ou opção sexual. Esse é o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros. O direito de um acaba quando começa o do outro. E com a população conhecendo seus direitos e praticando seus deveres ela fica mais unida. E a voz que grita para que os direitos humanos sejam exercidos soará bem mais alta, pois já diz o ditado: “A união faz a força”.

Comentários

Este conteúdo possui 32 comentários.
Deixe o seu comentário clicando aqui.

  1. obrigada pelo texto Felipe foi uma ótima ajuda

  2. Esse cara é um belo crítico, que a sociedade carece. Parabéns p seu belíssimo texto.

    • o cara é um bom critico.

  3. ai amei esse texto concordo plenamente,em tudo q vc dissi estudo com pessoas assim racistas sem coraçao ,será q isso nunca vai acabar?
    apesar de ser-mos todos decendentes de negros,branco,e indiginos ….
    lembre-se temos q nos amar cm somos,aceitando as diferanças dos outros

  4. eu amei esse texto

  5. Maravilha!!Texto supimpa e pertinente para a tomada de consciência daqueles que insistem em dizer que são diferentes dos outros por credo, raça, finanças, opção sexual, esteticismo… Parabéns!

  6. Muito bom este texto. Realmente vivemos em im pais onde o racismo não para de aumentar e é claro que cada um faz a sua parte para um mundo melhor.

  7. Ameii o texto, Parabéns ! esperamos q essa redação toque o coração de muitos ….

  8. ótimo texto sobre o racismo.ele me ajudou a compreender mais acerca desse ignorância que é o racismo.

  9. gostei muito do seu texto ele me ajudou muito no meu trabalho escolar obg.

  10. Nossa que texto lindo, sua criatividade foi longe. Parabéns, sucesso hoje e sempre !

  11. Caranba otimo d+

  12. parabens vou apresentar na escola pra todo mundo ve

  13. cara fico muito bom esse texto muito bom me ajudo pra caramba em falo valew irmão agradeço

  14. felipe esse texto ta muito legal.É o que preciso pra falar sobre o preconceito e o racismo.vlw bom d+.:)

  15. bom felipe agradeço por voc ter postado esse texto poi sexta-feira apresentarei um trabalho sobre esse tema …

    muito obg….

  16. gostei muito do seu texto…explicativo, inteligente, criativo e o mais interessante, a sua visão sobre o “preconceito”… como vc disse, “se cada um fizer a sua parte , acabando com qualquer tipo de discriminação que existe, esse será o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros.”

    Voce esta de parabens e ai vai o meu voto de confiança para você…

  17. oiiii
    diga nao racismo

  18. adorei!!!me ajudou muito pois tive q faser um texto sobre racismo e este me ajudou muito pois não tinha emque e como me inspirar!!!

  19. Otimo Texto
    Amei seu texto, Párabens!
    e visitem meu Blog:
    http://www.insseparaveis.blogspot.com

  20. adorei. fiz um trabalho para minha filha bruna maria sobre esse assunto e ela tirou uma nota otima, através desse trabalho

  21. Realmente é excelente o texto ,espero que cada um de nós cumpra com seu papel de disseminador destas idéias para o bem comuml . Nunca olhamos para nossos defeitos e a maioria das vezes não percebemos nossas observações racistas, seja ela qual for .

  22. Realmente é excelente o texto ,espero que cada um de nós cumpra com seu papel de disseminador destas idéias para o bem do geral . Nunca olhamos para nossos defeitos e a maioria das vezes não percebemos nossas observações racistas, seja ela qual for .

  23. Ficou legal, e realmente temos livre arbítrio para sermos o q quizermos independente de qualquer coisa.

  24. Parabéns Felipe, que Deus inlumine sua mente mais ainda, para que vc cria muitos mais texto lindos como este!!!

  25. amamos seu texto ele é d+ e me ajudou muito pois amanhã farei uma prova sobre esse tema

  26. Parabéns! Felipe.
    Que Deus te proteja e que não venha a sofrer nenhum tipo de discriminação.
    Abs,
    Felicidades!

  27. boom d+….

  28. Parabéns muito bonito. Bem explicado você mereceu muito legal
    esse texto ajudou a explicar varias questoes parabens bjs …Tudo de bom pra você….

  29. eu gostei muito dessa materia e estou tentando fazer uma tambem. meu nome e kelly e tenho 26 anos.
    beijos

  30. Oi eu sou das escola Felipe Condurú de São Luis do MA lá também teve um concurso de melhor redação sobre “somos iguais na diferença” e eu me concluir e era exatamente esse tipo de texto que eu preciso.Muito obrigada e eu espero que vocês continui colocando na net esse tipo de texto pois é muito bom pra quem não tem conciência.

  31. O texto é ótimo!Parabéns Felipe pela sua criatividade gostei tanto de seu texto q ele vai estar presente em meu seminario sobre preconceito entao olhar esse texto foi uma grande ajuda para assim criar novas ideias para colocar em meu trabalho!!!
    Parabéns!!

Comente este conteúdo